sexta-feira, 3 de abril de 2009

Infidelidade?











A jornalista e professora Pollyana Ferrari afirma que os leitores do webjornalismo não são fiéis aos portais. Em entrevista a nosso site, ela lamenta que, enquanto o mundo vive uma expansão das redes sociais, no Brasil os portais de noticias ainda são muito dependentes das noticias vinculadas pela agencia Reuters, ou seja, o famoso copia e cola. Todos os portais divulgam as mesmas notícias.

O Brasil ainda está engatinhando quando falamos de webjornalismo. A única experiência de conteúdo hipermidiático que temos é o G1, mas ainda muito modesto se comparado às experiências de outros países que já estão na linha de frente do ciberjornalismo.


A imprensa brasileira ainda possui profissionais em suas redações online profissionais que podemos chamar de reprodutores de conteúdo, uma vez que os jornalistas que nela trabalham não fazem o papel que atribuímos aos profissionais da área. Eles não apuram, não fazem as reportagens em loco, simplesmente entram de site em site “vigiando” seus concorrentes para que as notícias por eles publicadas, não deixem de ser publicadas também em seus portais.

A jornalista também fala sobre as mudanças no perfil dos profissionais que vem a cada daí sendo mais exigidos por habilidades que há pouco tempo eram impensáveis para uma única pessoa. Porém, ela garante que os conhecimentos diversificados são só ganhos para os jornalistas. Ferrari ressalta que os blogs também são experiências fundamentais para todo jornalista, tanto para o treino da linguagem como para a reciclagem dia-a-dia em que a navegação constante proporciona. “Acho uma experiência fundamental. Não só para treinar a linguagem, mas para criar o hábito diário de se reciclar, navegar. Pois o primeiro passo para entender a blogosfera é navegar muito. Blogueiro realmente incorpora o bordão 24×7. Sete dias por semana, 24 horas ligado.”

A lista de programas desejáveis para se tornar um bom webjornalista é extensa. Conhecimentos em Tags, RSS, XML, PHP, Linux, flash, entre outros são essenciais principalmente para os jornalistas que acabaram de sair da faculdade. Este profissional deve ter a capacidade de escrever, inserir links, fotos e editar a matéria no notebook dentro do carro voltando das entrevistas.



Leia também:


Jornalista Multimidia:Evoluir é preciso.









Nenhum comentário: