terça-feira, 28 de abril de 2009

Facebook: Uma nova possibilidade de vida online

No Brasil, a maioria dos internautas adotou o Orkut como suas “casas”. A mais famosa rede social do Brasil sofre grande concorrência em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Para os americanos, o MySpace é o preferido para os relacionamentos via internet. Recentemente lançado nos Estados Unidos, o Facebook entrou na onda dos sites de relacionamento. Lançado em fevereiro de 2004 por alunos de Harvard, o projeto que antes era limitado apenas aos universitários estendeu-se para todos que tem acesso à rede.

A facilidade do serviço para compartilhar mensagens, vídeos, leituras e o diversas outras funções possíveis de se adicionar à pagina pessoal fez com que o Facebook conquistasse o sucesso nos EUA. O portal é o maior banco de fotografias americano, superando inclusive sites específicos de fotografias, como o Flickr.

O Facebook é apontado por alguns como uma nova possibilidade de vida online e não apenas mais uma rede de relacionamento. Um dos pontos fortes apontados é a privacidade proporcionada por ele. Enquanto no Orkut a “privacidade” do conteúdo é opicional e muitas pessoas sequer sabem que há essa possibilidade, no Facebook apenas seus amigos podem ver todo o conteúdo da sua pagina pessoal. Os códigos de programação são abertos no Facebook, o que possibilita que vários programadores criem aplicativos para o site. Assim, dezenas de aplicativos são criados diariamente e os usuários podem escolher quais usar em seu perfil. O número ilimitados de fotos é outro recurso que enche os olhos dos usuários de redes de relacionamento, além da criação de álbuns e slideshows.

Diferente dos seus similares, dificilmente no Facebook você irá receber mensagens de pessoas desconhecidas e propagandas indesejadas. Conscientes do seu projeto inicial, seus criadores possibilitam que além de uma rede de relacionamentos, o portal permite ser usado como rede de negócios. Propagandas direcionadas de acordo com perfis garantem que a publicidade seja direcionada, agradando também os anunciantes que optam por anunciar no site.

Embora o Facebook apresente um crescimento bastante considerável no mundo, em terras tupiniquins ele ainda engatinha. A maioria dos brasileiros que utilizam o portal tomou conhecimento do site em viagens internacionais. Porém, o crescimento do site está concentrado justamento em terras "orkutinas" (America Latina) onde a rede social americana apresentou crescimento de mais de 1.000% no número de usuários da região.

Nenhum comentário: